Contagem regressiva: Moçambique é logo ali

“O que?” “Quem?” “Quando?” “Onde?” “Como?” “Por que?”. Tenho reservas em relação a esse formato tradicional de lead, mas vamos a ele, já que esse blog é de um estudante de jornalismo. Por via das dúvidas, preferi usá-lo. (risos) Do contrário, correria um sério risco em ser advertido formalmente por alguns dos mestres do Centro Universitário UNA. E isso não queremos não é mesmo? (risos)

Então, vamos lá: o que? Um blog que conta as experiências de um estudante de jornalismo vivendo na África. Quem? João Paulo Costa (euzinho mesmo). Quando? Em poucos dias. Como? Uma bolsa de estudos de sete meses. Onde? Universidade Politécnica em Maputo, capital de Moçambique. Por que? Leia esse blog com frequência que entenderá em breve. (risos)


Há 10 dias de pisar em novas terras

A aventura em morar na África começa pelo meu envolvimento com a cultura africana que sinceramente, não consigo explicar. Sempre admirei. Sei senti-la e isso me levou a esse novo desafio. Para mim, viver no continente africano significa novas oportunidades de crescimento pessoal batendo à porta (e agradeço a Deus por isso).

Entre a familiaridade nata com a cultura afro  e o interesse em desnudar com meus próprios olhos costumes diferentes dos meus, cá estou me vendo hoje, a arrumar as malas para viver em um pedacinho da mãe África que fala a língua portuguesa: Moçambique.

A partir da vivência em Maputo, queira Deus que eu consiga mirar as Terras de Moçambique para além do que o Sr. Google nos conta, e que você embarque nessa comigo e aprecie. Esse é o intuito desse blog.

O mergulho

O que me espera ? Um choque cultural, novos aprendizados, experiências antropológicas? Um olhar mais sensível? Uma aorta mais humana? Sinceramente, não sei.

Só consigo sentir (agora) o mergulho que quero dar nessas terras.

Creio que o grande lance de mergulhar em algo diverso do que você está acostumado é não saber ao certo o que vai encontrar lá no fundo. E isso me fez lembrar uma frase que aprendi ainda criança: “se deseja saber alguma coisa nessa vida mergulhe nela de cabeça”. Obrigado João Paulo (pai) por me ensinar isso (te amo meu doce guerreiro)

Enfim, a meu ver, o bom de mergulhar é a surpresa. E parafraseando um Marx de barbas vermelhas e empoeiradas, afirmo para você: “a “surpresa” é o motor da história”. Pelo menos da minha “história,” e montado num cavalos de sonhos, África lá vou eu.

Amores cá no Brasil

Ficarão para trás (só geograficamente, porque os levo aonde quer que eu vá) meu pai e mãe amados, minhas irmãs queridas, avós carinhosas, tios e primos companheiros. Ficarão também grandes amigos-irmãos que cativei e minha doce Luisa, pessoinha mais linda que trouxe cores solares para minha vida.

Esses queridos ficarão aqui no Brasil, mas irão comigo para a África em espírito e no coração. Tenho absoluta fé nisso! Fica aqui o meu amor por vocês nesse primeiro post.

Mais perto da inquietude

Para finalizar esse post volto ao título, mas com reticências: “Moçambique é logo ali”… Sim, é logo ali! Perto da imersão, do mergulho e da curiosidade desse estudante de jornalismo inquieto.

Gostaria também de juntar minha voz à García Marquez: “quero dar valor às coisas não pelo que valem, mas pelo que significam”.

Espero que o “Terras de Moçambique” chegue perto disso! De significados. Não só para mim, mas para você também.

Próximos post’s

Continue acompanhando. Nos seguintes trarei detalhes dos preparativos da viagem: trâmites com passaporte, visto, travel card, passagem aérea, busca por um local para ficar e claro, minha chegada em Maputo, cidade que escolhi para esse intercâmbio e que tenho certeza, também me escolheu há tempos.

Até o próximo.

Uma resposta em “Contagem regressiva: Moçambique é logo ali

  1. Pingback: Tá chegando a hora | Terras de Moçambique

Deixe um comentário...

