Moçambique – a origem do nome

Estar no continente africano, viver num país que fala a língua portuguesa e ainda assim não conhecer a sua história é algo que não consigo conceber. É o mesmo que mergulhar no oceano e não se molhar. Alusão meio louca não é!? Acho que são as monções do Indico que têm me influenciado.

Então, vamos lá. Ufa, até que enfim! Começo a abrir a série de post’s sobre a história desse país que escolhi viver pelos próximos meses.

Não sou nenhum catedrático, doutor ou coisa do gênero. E nem quero ser, na real. Sou apenas um curioso e aqui trago um pouquinho do que andei pesquisando sobre a história de Moçambique para você. E nesse primeiro post, trato sobre a origem do nome do país.

Procurei algumas fontes de pesquisa, ouvi algumas pessoas e o texto que segue abaixo é um pouco do que colhi. Três livros me ajudaram bastante nesse processo inicial de pesquisa.  “Terras Sonâmbulas” e “Vozes Anoitecidas” do renomado escritor Mia Couto. E o terceiro e talvez o mais importante: “Ensaio sobre a Cultura em Moçambique”, de Carlos Jorge Siliya.

Quero deixar claro (nessa série de post’s que abro sobre a história de Moçambique) que o que trato aqui é apenas uma interpretação de sua vasta história, e que talvez venha um pouco influenciada pelas informações que tive acesso até agora.  

Feitas essas considerações, vamos ao que andei aprendendo sobre a origem do nome – Moçambique – que agora, divido contigo.

Terras de Moçambique

Ao contrário do que muita gente pensa, a história das “Terras de Moçambique” – nome que dá título ao blog (você já deve ter notado) – é muito anterior à chegada dos portugueses por aqui no século XV.  

A coisa é (me permitam) “beeeeem” mais antiga. Quando os “portugas” chegaram aqui já havia uma sociedade negra de origem Bantu  a realizar um comércio bastante diversificado. E também existia uma forte presença árabe a comercializar e manter relações estreitas com as populações negras  locais. Esses povos de origem arábica exploravam o comércio marítimo na região. 

Partindo do princípio de que o atual território que hoje é chamado de Moçambique, em tempos antigos, já era conhecido por suas atividades comerciais, chegamos dessa forma, finalmente, à origem do nome do país.

Havia aqui, mais ao norte do território de Moçambique, duas comunidades bem organizadas: os Monomotapas e os Suailis.

Antes dos “portugas” aqui se aportarem, a primeira comunidade já entrava em certo declínio social e econômico. Já a segunda mais ligada ao comércio marítimo seguia despontando.  E você deve estar se perguntando agora: e onde é que fica a origem do nome do país nisso tudo?

Bom, pelo que li no livro de Siliya, acredita-se que o nome do país esteja ligado à adaptação de um nome de um sultão pertencente aos Suailis que os portugueses encontraram assim que desembarcaram na costa norte do país. O nome do cidadão era Mussa Bem Mbiki.

Os portugueses ao firmar comércio com os povos dessa região, passaram então, pela proximidade que se estabelecia à época  a denominar o território de: “Terras de “Mussa Bem Mbiki”.

Desde então, com o passar dos séculos, o nome inicial sofreu uma derivação  ficando Moçambique  – quando foi assimilado pelas populações locais, tornando-se assim, referência para os outros povos europeus que exploravam o comércio marítimo naquela época. Pelo que percebi, esse nome ganhou dimensão, e é essa a versão mais aceita por muitos estudiosos do assunto.

No próximo post trago para você mais recortes sobre a história desse país que confesso, tem me encantado.

Hambanine! Até lá…

13 respostas em “Moçambique – a origem do nome

  1. Pingback: Moçambique – Dos primórdios à colonização portuguesa | Terras de Moçambique

  2. Pingback: Moçambique – resistência e libertação | Terras de Moçambique

  3. Pingback: Página não encontrada | Terras de Moçambique

  4. Pingback: Moçambique – a Independência e o embrião da República | Terras de Moçambique

  5. Quando tiver mais história sobre Moçambique por favor poste. E se conseguir fotos de como eram as aldeias seria muito interessante. Obrigada

  6. Pingback: Moçambique – A Vida em Moçambique

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s