Qual é a música que toca?

Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança“. Adoro essa frase do Oswaldo Montenegro. Outra que gosto bastante é: “(…) onde há música não pode haver coisa má”, de Cervantes.

Pensando nisso, criei esse espaço que é para você experimentar o que toca aqui do outro lado do mundo, numa “África musical” pouco conhecida por nós brasileiros.

Se você gosta de diversidade musical assim como eu, então, aqui será uma paragem certa para dividirmos e conhecermos um pouquinho dos rítmos que embalam nossos irmãos moçambicanos. Divido contigo o que tem me tocado por aqui…

Sem preconceitos músicais, espero que você possa curtir esse cantinho do blog que tenho especial carinho. As indicações aqui são livres e as pessoas indicam o lhes tocam os sentidos.

Então, aperte o play e uma boa música para você!

Germaine IngabirrePara inaugurar essa aba do blog ela apresenta duas músicas. O nome dela é Germaine Ingabirre, 24 anos e natural de Ruanda. Vive em Maputo, capital de Moçambique há mais de 10 anos e estuda medicina no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique.


Ele é Dércio Cossa, 23 anos e solteiro. Vive no bairro Polana Caniço “A” em Maputo. Estuda Engenharia Ambiental na Universidade Eduardo Mondlane, considerada a maior universidade pública de Moçambique. Trabalha no Fatima’s Backpackers Mozambique e nas horas vagas dedica-se ao violão.

As indicações de música dele são bem interessantes. A primeira parte do sucesso brasileiro: “Ai se eu te pego” do Michel Teló, só que na versão em shangana – dialeto local, e a segunda é uma música de Stewart Sukuma, um cantor super reconhecido por aqui. Confira:

Esse moçambicano de sorriso largo (apesar dessa foto propriamente não mostrar isso – risos) é Galdinos de Jesus Sanchos Maparage. Tem 23 anos, solteiro e é natural da Beira, capital da província de Sofala. Ele vive atualmente em Maputo, onde estuda Contabilidade e Auditoria no Intituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique – ISCAM. A música que ele recomenda é:

Orquídeo Biza tem 29 anos.

É casado e pai de duas filhinhas. Ele vive em Katembe e é taxista em Maputo desde os seus 17 anos. Biza orgulha-se em saber dirigir por todos os sítios (lugar como dizem) por aqui. “Gosto e sei dirigir por aqui oh páh! Faço isso de olhos fechados em Maputo”, afirma. Esse jovem moçambicano que assina um nome bem atípico para o padrão brasileiro, indica a seguinte música:

Peter Daniel Mare tem 26 anos. É casado, tem três filhos e vive na província de Sofala. Pépe, como gosta de ser chamado, trabalha em uma casa como auxiliar de serviços gerais no bairro da Ponta Gea, na cidade da Beira. Pelo que me contou, adora a música brasileira (principalmente músicas de Ivete Sangalo e Paula Fernandes). Mas, como esse espaço é para indicações de grupos, cantores e cantoras africanas a indicação fica por conta de:

Anita João Saide, tem 22 anos, é casada e tem um filho de um aninho. Mora no bairro dos pescadores, próximo à praia Costa do Sol em Maputo. Ela vende amendóins na praia e nas horas vagas gosta de ouvir música e ver televisão. A música que ela indica para o “Terras de Moçambique” é:

Ele se chama Gineto Lourenço, tem 23 anos e reside em Maputo. Pega quatro chapas todos os dias para poder trabalhar no quiosque DIPK Triunfo, na praia Costa do Sol.

Serve as mesas do estabelecimento e reclama da pouca falta de gorjetas. Gineto gosta de ler, viajar e pescar. Tem uma namorada, me confessou. A música que nosso irmão moçambicano escuta com ela nos seus domingos de folga é:

Colega de Gineto, Tony Jorge também está a trabalhar no quiosque DIPK Triunfo da praia Costa do Sol. Ele tem 19 anos e reside ao lado do Mercado do Peixe, pertinho de seu trabalho.

Ao contrário do companheiro de serviço, o jovem gosta mesmo é de sair para baladas e tomar uma cerveja em Catembe.

Em suas horas de folga, cuida também de sua mãe já idosa. Com a letra da música na ponta da língua ele indicou:

5 respostas em “Qual é a música que toca?

  1. Muito obrigado Luisa, essa musica é da autoria Cantor Moçambicano, Stewart Sukuma, nome artístico de Luís Pereira, nasceu em 1963, em Quelimane, Província do Zambeze (Moçambique).

  2. Olá,
    gosto muito desta página. Sou estudante universitária de português na Alemanha. Sou de origem mocambicana. Agora estou procurando música em Changana pra completar a minha tese de licenciatura. Escrevo sobre a influêbcia do português ao changana. Como nao falo bastante Changana pra perceber as letras ouvindo a música, fosse bom encontrar música com letras em changana. Você conhece umas boas músicas?
    Cumprimentos e kanimambo,
    Tina

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s